5 maneiras de amenizar o Turnover dentro da sua empresa

Uma alta taxa de Turnover, ou rotatividade de pessoal, pode afetar a lucratividade, produção e o ambiente organizacional dentro de uma empresa.

Se o lugar onde você trabalha tem uma taxa de Turnover alta, é extremamente recomendável reduzi-la.

Mas agora a pergunta que não quer calar: como fazer isso?

Não se preocupe, nós vamos te ajudar!
Nesse artigo, separamos 5 maneiras de como amenizar os impactos do Turnover dentro de uma empresa:

Análise de perfis e diagnóstico para capacitação;

Medir o nível de aprendizagem dos colaboradores é muito importante para a capacitação. Não basta apenas apresentar conteúdos, é preciso coletar informações de como está o aprendizado e quais são as dificuldades.

É necessário medir os resultados das atividades e testes para descobrir onde estão as principais habilidades e dificuldades dos seus colaboradores. Assim, é possível encontrar e focar diretamente nos pontos que precisam ser melhorados de cada pessoa, para capacitá-las da melhor maneira possível.

Criar uma cultura organizacional construtiva;

Além das qualidades técnicas de trabalho, não se esqueça de criar uma cultura organizacional construtiva para sua empresa! É muito importante mostrar para os colaboradores qual é o propósito, missão e os valores.

Utilizar conteúdos intuitivos sobre a cultura organizacional, facilita a integração e engajamento dos novos colaboradores e gestores, além de reforçar àqueles com mais tempo de casa. Construir uma base sólida para que os serviços atinjam grandes níveis de qualidade e efetividade, é fundamental para o sucesso de uma empresa.

Melhora da integração;

Com certeza a integração é um dos fatores mais importantes a serem levados em consideração quando falamos de Turnover. Inserir novos colaboradores e engajar os antigos a buscar melhor qualidade e eficiência nos procedimentos, são fatores fundamentais para a redução desse índice.

O primeiro contato com a empresa é fundamental para prevenir gargalos no futuro. É nesse momento que o colaborador aprende e entende sobre os valores, procedimentos, instruções e missão da empresa.

Processos bem estruturados;

Uma boa estruturação de processos é muito importante para empresas que procuram se desenvolver no mercado. A padronização é necessária para organizar todas as demandas, gerar produtos ou serviços de alta qualidade, resultando na economia de tempo e dinheiro.

A falta de processos bem organizados, podem gerar alguns problemas como:

  • Despadronização nas entregas;
  • Improdutividade;
  • Treinamentos ineficientes;
  • Erros recorrentes.

Esses fatores negativos podem resultar perda da lucratividade, sem falar na desmotivação e, até mesmo, no desligamento de colaboradores por insatisfação.

Para colocar a padronização em prática, você pode utilizar alguns passos para te auxiliar:

  • Mapear processos;
  • Monitorar constantemente a equipe;
  • Qualificar a equipe;
  • Desenvolver uma gestão de risco.

Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é a melhor maneira de entender o grau de satisfação dos colaboradores em relação a empresa. A ausência dessa pesquisa, pode deixar de solucionar alguns fatores muito negativos no dia a dia do colaborador:

  • Conflitos com a liderança, 
  • Falta de equidade  
  • Falta de Cultura Organizacional definida.
  • Desmotivação de equipes

O objetivo da pesquisa, é identificar e entender a percepção dos colaboradores sobre a empresa. A partir das respostas, é possível identificar o que está tornando o ambiente organizacional desagradável e gerar ações relevantes para criar um ambiente de trabalho mais organizado e saudável.

Vale destacar que todas essas etapas e processos podem ser facilitadas utilizando uma plataforma online de Educação Corporativa. Com ela, é possível organizar os conteúdos em trilhas de aprendizagem, módulos e aulas, contribuindo para a integração, engajamento e aprendizado dos colaboradores sobre os processos e cultura organizacional da empresa.

Sabe o que essas maneiras de amenizar o Turnover tem em comum?

Todas elas podem ser administradas e potencializadas pela plataforma Scaffold!

O que acha de conhecer nossa plataforma de Educação Corporativa e não ter que se preocupar mais com o TurnoverClique aqui e entre em contato com nossos especialistas!

Veja também

5 mitos ou verdades sobre a educação a distância

No dia Nacional da Educação a Distância, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema.

7 características da liderança 4.0: o que líderes de sucesso fazem diferente

Recentemente, tenho recebido perguntas se eu poderia diferenciar claramente a liderança tradicional e a 4.0 (o que alguns estão chamando de “líderes digitais”), então estou fornecendo alguns insights e observações sobre o contexto do que é percebido como um novo fenômeno.