Como o aprendizado on-line pode ajudá-lo a manter-se mentalmente saudável durante a quarentena

Com todos os desafios que enfrentamos diariamente com a quarentena, a aprendizagem on-line se tornou uma grande aliada na manutenção da saúde mental.

“Essa é uma tradução interpretativa do artigo: How online learning can help you stay mentally healthy during quarantine, publicado pela eLearning Industry

Escrito por Vitaliy Lano, fundador da IMHO Reviews

Estamos vivendo em tempos atípicos agora. A maioria da população mundial fica em casa há muitas semanas e com muitos de nós enfrentando desafios da quarentena diariamente.

Descubra como o aprendizado on-line pode ajudá-lo durante o isolamento

Pais que tentam criar equilíbrio com as crianças enquanto trabalham em casa, casais enfrentam dificuldades para lidar com a “febre da cabine” e os alunos não conseguem manter o foco e evitar distrações durante o processo de aprendizagem. Além disso, há uma pressão constante para ser mais produtivo do que você já foi, para se tornar uma versão melhor de si mesmo e, é claro, para expandir seus negócios.

Não me entenda mal, acho que fazer alguma dessas coisas é muito melhor do que ficar na cama o dia inteiro assistindo a programas de TV e comendo pizza, mas também é perfeitamente normal sentir-se ansioso, frustrado e improdutivo. Você não precisa atender às expectativas de ninguém! Portanto, não exerça muita pressão sobre si mesmo e ignore as mídias sociais. Em vez disso, tente se concentrar em algo que você realmente deseja.

Talvez você sempre tenha sonhado em aprender francês? Ou você quer expandir suas habilidades culinárias? Ou é pela fotografia que você é apaixonado? Respire fundo e responda honestamente a esta pergunta: “O que realmente me faria feliz e ajudaria a manter minha mente saudável e ativa durante esse período?”.

Benefícios da aprendizagem on-line

Para mim, é aprender coisas novas. Não estou fazendo isso porque as pessoas esperam que eu saia do período de auto-isolamento como uma nova pessoa. Não, estou fazendo isso porque realmente gosto. Além disso, a aprendizagem on-line é uma das melhores ferramentas que me mantém mentalmente saudável agora, pois tira minha mente de qualquer pensamento ansioso. Eu também aprendo muito, o que é um ótimo bônus e, considerando a quantidade de conhecimento que estou adquirindo agora, talvez eu me torne um “eu” melhor depois que a quarentena terminar.

A educação on-line não é uma tendência nova, mas está se tornando mais popular enquanto falamos. Existem muitas razões para isso, sendo a acessibilidade e a flexibilidade as principais. A educação on-line oferece a você a liberdade de aprender no seu próprio ritmo, a qualquer hora e lugar e quanto ao preço, existem muitas plataformas de aprendizado on-line, como Skillshare e Udemy, que oferecem milhares de aulas sem nenhum custo.

Claro, você também pode ter aulas no YouTube, mas eu prefiro as plataformas de e-learning, pois oferecem cursos de alta qualidade, além de não haver anúncios e distrações por lá. As plataformas de aprendizagem on-line também fornecem um senso de comunidade: você pode criar projetos de classe e participar de discussões em grupo, o que é especialmente importante no momento.

A quantidade de plataformas de aprendizagem é esmagadora e, depois de escolher uma, foque nela. Prefiro serviços que oferecem planos mensais ilimitados, dessa forma, posso ter quantas aulas quiser. Também gosto mais de aulas mais curtas, porque mesmo agora, entre minha família e o trabalho, não tenho muito tempo para dedicar ao aprendizado.

6 dicas para ajudar você a aproveitar ao máximo seus cursos on-line

1- Depois de escolher a plataforma que você desejar, navegue e veja quais aulas você gostaria de ter. Seja realista, você provavelmente não poderá assistir a 50 aulas por mês. Atenha-se às que você mais gosta.

2- Faça uma programação e adicione lembretes ao seu calendário para não esquecer as aulas. Lembre-se, você pode ter aulas a qualquer momento, essa é a beleza da educação on-line.

3- Participação ativa é a chave para o aprendizado bem sucedido. Portanto, crie projetos para suas aulas, conclua as tarefas, obtenha feedback de seus colegas, colabore com outros alunos, faça perguntas e participe de conversas.

4- Aplique novas habilidades que você aprendeu em situações da vida real.

5- Divirta-se. Aproveite o processo e sempre faça do seu jeito.

6- Se por algum motivo, você não estiver gostando do curso, pare e faça outro. Mas, se você está achando difícil se concentrar ou se sente cansado, tente estudar por pelo menos alguns minutos por dia e veja como se sente em relação ao curso futuramente.

Se você estiver procurando maneiras de lidar com o tédio e evitar ficar “louco”, ou apenas se perguntando o que fazer com o seu tempo livre recém-encontrado, sugiro que você experimente o aprendizado on-line e veja onde ele o leva. Quem sabe, talvez isso o ajude a encontrar inspiração e desbloquear sua criatividade, ou até mesmo mostrar como alcançar seus objetivos de carreira!

Fonte:
eLearning Industry: How online learning can help you stay mentally healthy during quarantine.

Escrito por Vitaliy Lano, fundador da IMHO Reviews

Veja também

5 maneiras de amenizar o Turnover dentro da sua empresa

Uma alta taxa de Turnover, ou rotatividade de pessoal, pode afetar a lucratividade, produção e o ambiente organizacional dentro de uma empresa.

5 mitos ou verdades sobre a educação a distância

No dia Nacional da Educação a Distância, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema.