Curadoria de conteúdo como estratégia para treinamentos corporativos

Já parou para pensar de quantas maneiras um mesmo conteúdo pode ser comunicado ou ensinado? Em quantos portais um mesmo tema é abordado? Como avaliar e discernir um conteúdo de qualidade?

A todo momento ouvimos, lemos ou conversamos sobre os mais diversos assuntos, divulgados  por diversos canais de comunicação, em diferentes espaços e tempos,  por diferentes vozes, linguagens e fundamentações. Um mesmo conteúdo é comunicado em formatos bem diferentes por um jornal, por um blog ou por uma revista acadêmica ou um vídeo, por exemplo.

A sociedade da informação, a cultura digital e a ideia do learning by doing criaram um cenário no qual as informações já estão disponíveis, mas precisam ser organizadas e sistematizadas por alguém com habilidade para definir o que é importante em um dado contexto, para um determinado público e de acordo com um objetivo. Além disso, com tanta informação disponível, a “durabilidade” desse conteúdo pode ficar limitada, com prazo de validade, ou seja, há uma necessidade constante de atualização e verificação da veracidade da informação. 

Já pensou que você faz curadoria inclusive ao escolher um texto, uma figura ou uma frase para postar em suas redes sociais?

Já parou para pensar que todas as vezes que você faz uma busca no Google ou no Youtube, você está fazendo curadoria? Está “escolhendo” (mesmo que sem critérios específicos) um conteúdo quando você tem milhares de links disponíveis? 

Nós fazemos curadoria constantemente. O ponto é: como fazê-la bem? Como detectar o “lixo digital?” Como certificar-se de que estamos acessando um conteúdo de qualidade?

Ao digitar, por exemplo, o termo curadoria no google. Quanto tempo você levaria para selecionar  e organizar bons textos ou vídeos sobre esse tema? Como verificar a coerência e plausibilidade do que encontrou? Como compilar todos esses materiais para estruturar algo completo? Como escolher o material de acordo com o público ao qual ele está destinado? Quais são os critérios utilizados para fazer curadoria?

Perceba que, embora, a curadoria de conteúdo possa parecer um trabalho simples, você pode levar muito tempo para selecionar bons materiais e encontrar expertises que falam do assunto. 

Organizamos algumas questões e respostas para esclarecer e aprofundar o conceito de curadoria sob diferentes óticas e potenciais. 

Quais os cuidados que devemos ter ao fazer curadoria? 

A primeira ideia que precisamos desconstruir é que a curadoria de conteúdo para estruturação de trilhas de desenvolvimento profissional e pessoal de colaboradores está relacionada apenas ao compartilhamento aleatório de materiais e que essa busca não envolve tempo. Para que esse material fique organizado e possa, de fato, contribuir para o desenvolvimento dos colaboradores, é necessário que algumas questões sejam checadas:

  • Esse conteúdo foi publicado recentemente?
  • Essa informação é útil/significativa para seus colaboradores?
  • Quem é o autor? Qual a sua expertise no tópico?
  • Onde esse conteúdo está publicado? Você conhece a fonte?
  • O conteúdo trata de opiniões? Se sim, há vieses muito determinantes?
  • O autor fornece referências ou fontes dos dados?
  • A linguagem é compatível ao público para o qual o material será disponibilizado?

Pense em quanto tempo você gastaria para analisar e responder cada uma dessas perguntas. Respondê-las é fundamental para selecionar um conteúdo de qualidade e que gere resultados para sua empresa. 

O que pode tornar o conteúdo da curadoria mais atrativo? 

Se você tem uma plataforma de aprendizagem e disponibiliza conteúdos de uma determinada temática sem um contexto, apenas copiando e colando de uma determinada fonte, isso poderá não atrair os seus colaboradores. O curador pode organizar esses materiais e acrescentar sua contribuição pessoal, adaptando-os ao nível de entendimento do público e aos objetivos de aprendizagem.  Por exemplo, você conhece o diálogo didático simulado? 

Essa é uma técnica muito utilizada na produção de conteúdos para cursos à distância. Embora você ou o facilitador do curso não estejam presentes fisicamente,o curador poderá criar um diálogo assíncrono muito importante para o envolvimento do aprendiz com o material. Esse diálogo ocorre pelo intermédio da mídia- texto escrito, vídeo, podcast– e a comunicação poderá ser colocada na forma de perguntas, de uma chamada para reflexão ou para uma ação, como um convite para a leitura dos textos fazendo uma contextualização que apresente a importância e a utilidade do conteúdo no cotidiano dos colaboradores. 

Mesmo que de forma assíncrona, é possível estabelecer uma comunicação que facilite a interação do aprendiz com o conteúdo. 

Quanto tempo você levaria lendo os materiais e elaborando esse tipo de diálogo? 

Há modelos específicos de curadoria?

A curadoria de conteúdo, quando feita com tempo e critérios definidos,  pode ser aplicada em modelos específicos. Por exemplo:

Agregação

Você pode procurar tudo de um determinado assunto em um único local e organizar como uma lista: 5 bons sites para ajudar a identificar notícias ou conteúdos falsos; 10 textos para você entender como treinamentos podem potencializar os resultados da sua empresa; 3 vídeos que irão te fazer entender porque a tecnologia digital é importante para educação. 

Cronologia

Após fazer uma pesquisa, você pode colocar informações em uma linha do tempo . Dependendo do conteúdo, é importante identificar “marcos” e como os conceitos mudaram ao longo do tempo de acordo com novas pesquisas, cenários e perspectivas. Vê-se, dessa forma a evolução da informação ao longo do tempo – e como os conceitos ou o nosso entendimento sobre eles mudam ao longo desse tempo. Por exemplo, o conceito de gestão de pessoas: o que definia esse conceito há 50 anos e como ele está na modernidade líquida?

Destilação

Você pode encontrar textos com uma linguagem densa, complexa e extensos. O trabalho de curadoria pode selecionar as informações para um formato mais simples onde apenas as ideias mais relevantes e importantes são compartilhadas. 

Elevação

Refere-se à curadoria com a missão de identificar uma tendência ou um insight maior a partir da leitura de textos ou outros materiais relacionadas a uma temática específica. Pode ser o modelo mais difícil de curadoria porque exige mais expertise e capacidade analítica. O benefício é que isso pode ser muito poderoso em termos de compartilhar boas e novas ideias. 

Mashup: A curadoria pode ter como objetivo fazer a compilação de vários pontos de vista de um tópico e compartilhar em um local como, por exemplo, o wikipédia. A fusão de vários conteúdos pode ser usada para criar um novo ponto de vista ou para mostrar diferentes perspectivas de um mesmo assunto.


Como a Scaffold pode ajudar na curadoria?

O serviço de curadoria pode ajudar a sua empresa a construir percursos de aprendizagem com materiais que já foram produzidos, estão disponíveis,  e, no entanto, não estão organizados em um banco de dados específico para consulta por temática. A Scaffold conta com um catálogo diversificado de conteúdos de curadoria que poderá ajudar na estruturação de trilhas de aprendizagem que promovam o desenvolvimento pessoal ou profissional dos seus colaboradores. Este catálogo é constituído por diversas temáticas selecionadas de acordo com fontes seguras e expertises de cada assunto. 

Além disso, podemos organizar uma curadoria de um novo conteúdo – de acordo com a necessidade ou demanda do cliente, alinhando os seguintes pontos: público alvo, objetivo, modelo, criação de diálogos didáticos simulados e outras propostas para tornar esse conteúdo atrativo. Em nossa plataforma de aprendizagem, é possível incluir as competências (ou conhecimentos, habilidades e atitudes) que esse conteúdo pode ajudar a desenvolver, tags para facilitar a pesquisa, textos para complementar o conteúdo da aula e atividades em diferentes formatos.  

O que acha de disponibilizar bons conteúdos aos seus colaboradores? 

Se possível, converse com alguns deles e pergunte quanto tempo gastam procurando informações/conteúdos necessários para o seu desenvolvimento pessoal e profissional ou com uma consulta que faz parte da realização de uma tarefa ou trabalho que está fazendo. A curadoria poderá ajudar muito nisso!

Gostaria de saber mais sobre os nossos serviços de curadoria personalizados? 

Entre em contato com a gente e conheça o nosso catálogo de curadoria! Temas já selecionados e que poderão ajudar no desenvolvimento dos seus colaboradores!

Veja também

5 maneiras de amenizar o Turnover dentro da sua empresa

Uma alta taxa de Turnover, ou rotatividade de pessoal, pode afetar a lucratividade, produção e o ambiente organizacional dentro de uma empresa.

5 mitos ou verdades sobre a educação a distância

No dia Nacional da Educação a Distância, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema.