Em muitas situações, a pessoa interessada em comprar uma franquia possui algumas inseguranças, que passam pelo desconhecimento ou despreparo sobre como lidar com um negócio (para os empreendedores que estão começando) ou com um negócio em outra área (para aqueles que já empreendem).

Ao demonstrar que a sua rede está estruturada para apoiar o empreendedor e sua futura equipe em todo esse processo de aprendizagem, você pode abrir de vez o caminho para consolidar a venda: se quem tem interesse em abrir uma unidade franqueada está confiante com seus conhecimentos, a conversa tende a fluir muito facilmente. Para ajudar ainda mais, pode ser você quem fornece esse conhecimento que faz toda a diferença. Como? Vamos explicar tudo a seguir!

 

Marketing de conteúdo

Uma maneira de atrair interessados para a sua franquia é por meio da disponibilização de materiais informativos e instrutivos em seu website. Identifique quais são as maiores inseguranças dos possíveis compradores e produza artigos que vão ajudá-los com as suas principais questões.

Se você percebe, por exemplo, que os candidatos têm dúvidas quanto ao funcionamento financeiro de uma franquia, um texto com informações sobre como é feito o controle do fluxo de caixa de uma unidade, instruindo sobre royalties e taxa de publicidade, vai ajudá-los bastante. Se as dúvidas são sobre como contratar e administrar funcionários, um artigo com técnicas e sugestões na área de Recursos Humanos é muito bem-vindo.

O nome dessa técnica é Marketing de Conteúdo, e ela está diretamente relacionada ao Inbound Marketing. No Brasil, existem profissionais e empresas especializadas no assunto, que podem elaborar estratégias eficazes neste campo, mas você também pode contratar um especialista em conteúdo digital para o departamento de Marketing da sua franqueadora para desenvolver um projeto como esse.

SUPER DICA: Se quiser ajudar ainda mais seu público a se sentir apoiado para tomar a decisão de comprar uma unidade da sua marca, considere a possibilidade de produzir esses conteúdos com uma empresa especializada em produção de conteúdo para a aprendizagem. A Scaffold Education pode ser uma grande parceira nesse processo!

 

A Universidade Corporativa da Franquia

O recurso mais forte para ganhar a confiança do seu novo franqueado é a garantia de que a franqueadora vai fornecer suporte e instruções constantes tanto para a administração como para os demais colaboradores do negócio. Assim, ter a sua própria Universidade Corporativa é uma ótima ideia, pois, além de ajudar na hora de fechar o negócio, ela ainda será sua aliada para manter todos os franqueados e seus funcionários treinados e capacitados para produzir ótimos resultados.

Para tornar isso possível, você pode contar com um LMS (do inglês, Learning Management System, ou “Sistema de Gerenciamento da Aprendizagem”), conhecido no Brasil como Plataforma EAD, de Ensino a Distância. Um LMS permite que você disponibilize conteúdos em vídeo, texto, áudio e outros formatos para serem organizados em cursos virtuais interativos, possibilitando que o franqueado e os colaboradores tenham acesso fácil aos treinamentos e mantenham-se sempre atualizados com o que há de melhor em sua área.

Um LMS como o Plataforma Scaffold permite ainda que você personalize a plataforma com a sua identidade, evidenciando que aquela Universidade Corporativa é um investimento efetivo de capital intelectual da franqueadora em suas unidades. Saiba mais no nosso artigo “O que é LMS?”.

OBSERVAÇÃO: Se você gerencia várias marcas ou redes de franquias, converse com nossa equipe e veja como nossa plataforma LMS está preparada para a construção de ambientes multimarcas, entregando uma visão do todo e de cada marca, de acordo com o perfil de quem acessa o sistema!

Com um recurso como esse, você poderá criar cursos que explicam tanto as questões técnicas do trabalho diário, quanto conceitos de contabilidade, administração ou outros setores relacionados ao seu negócio e ao seu público-alvo. Será possível, inclusive, você fornecer acesso para candidatos que ainda estão na fase de consideração sobre a compra, como uma amostra do conhecimento e do suporte que fazem parte da franquia.

A Educação pode ser o diferencial que vai impulsionar sua expansão. Preparado para usar esse recurso? Entre em contato com a Scaffold Education e ficaremos felizes em ajudá-lo!

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