O modelo mais conhecido de educação é aquele com aulas expositivas, com o apoio de atividades e avaliações para medir a participação e o progresso do aluno. Essa é a metodologia passiva de ensino. Mas uma outra vertente procura mudar isso, colocando o aluno como o protagonista de sua educação e de seu conhecimento: a metodologia ativa. Por meio dela, é possível derrubar as paredes que separam os papéis de quem está ensinando e quem está aprendendo.

De acordo com os estudos do psiquiatra americano William Glaser no campo da educação, uma pessoa aprende 95% do que ela ensina para os outros, enquanto essa proporção fica nos 10% para o que se lê e nos 20% do que se escuta. Seguindo essa teoria, a metodologia ativa busca abrir caminhos para que os alunos possam desfrutar de uma alta produtividade na aprendizagem.

 

Se você já conhece os estudos sobre metodologias ativas na educação, até aqui, nada foi novidade, certo? Mas, você já parou para pensar a respeito de como isso pode ser relacionar ao seu negócio e, indo além, sobre como uma Plataforma EAD pode desempenhar uma função chave nesse contexto, apoiando a aplicação desse método na aprendizagem de seus colaboradores e aumentando a eficiência dos projetos?. Veja a seguir porque isso funciona:

Atenção: neste artigo, consideramos que você já saiba o que é um LMS (Plataforma EAD). Se você deseja saber mais detalhes sobre a ferramenta, clique aqui.

 

Compartilhamento de ideias

No LMS, cada aluno tem a possibilidade de postar suas dúvidas e comentários em campos fornecidos pelo sistema. Por isso, quando uma pessoa que ficou com dúvidas publica ali, outros têm a oportunidade de responder, promovendo uma troca de ideias sobre o tema. Isso proporciona que cada um possa também atuar como um professor, compartilhando conhecimento de forma didática para ajudar aos colegas e, assim, aplicando diretamente o conceito da metodologia ativa, apoiando sua própria aprendizagem.

 

Gamification

Uma das maiores vantagens oferecidas por um LMS é a possibilidade de transformar a aprendizagem com estratégias de um jogo, estimulando o aluno por meio de desafios, níveis, pontuações e recompensas. Com isso, a pessoa depende de suas ações para buscar melhores colocações e “vencer”, ou seja, alcançar os resultados desejados.

Essa é a gamification que, além de ser por si própria uma técnica de alta aderência à metodologia ativa, traz diversas maneiras criativas para ser potencializada: e se o aluno ganhar pontos ao responder à dúvida de um colega no chat? E se for dada uma recompensa toda vez que ele contribuir com o desenvolvimento do curso em si? Vamos criar dinâmicas presenciais que se relacionem ao jogo? As possibilidades são infinitas.

 

Sistema à disposição do aluno

Uma das principais características de uma Plataforma EAD é a sua conveniência no quesito disponibilidade. Com ela, o conteúdo está sempre ao alcance do usuário, basta que ele possua um dispositivo conectado à internet e que você determine as regras de negócio de acordo com a sua empresa, configurando, por exemplo, para que o sistema só esteja disponível em horário comercial.

A partir daí, basta criar ações de divulgação e incentivo para que o acesso faça parte da rotina dos colaboradores. Isso é um grande ponto da metodologia ativa, uma vez que a ação do aluno é primordial para o prosseguimento do curso e, consequentemente, do aprendizado, ainda dispensando os problemas de desmotivação que podem ser causados pela necessidade locomoção ou horários conflituosos.

Já está pronto/a para implementar a metodologia ativa para seus colaboradores? Deseja aumentar a eficiência de suas aulas ou treinamentos? Então entre em contato com a Scaffold Education e daremos todo o suporte que você precisa!

Veja também